Nesse artigo vamos explicar o que é o exame de mamografia, suas diferenças em relação a outros exames da mama, como funciona e para quem ele é indicado.

O que é a mamografia?

A mamografia é um exame de imagem, radiológico feito nas mamas com o objetivo de obter imagens detalhadas e identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. Pois, o mesmo consegue identificar nódulos com menos 1 cm, que não seriam palpáveis. 

Atualmente, o câncer de mama é o segundo que mais atinge as mulheres. Estima-se que de 1 a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer de mama em algum momento da vida. Portanto, realizar a mamografia na frequência indicada pelo(a) médico(a) especialista, permite que 95% dos casos sejam diagnosticados com maiores chances de cura. 

Como é feito o exame de mamografia? 

O seio é colocado entre as duas placas do mamógrafo, que emite raios X para produzir as imagens. 

O procedimento pode ser um pouco desconfortável devido a compressão, e algumas mulheres podem sentir dor nos seios, principalmente se o exame for feito logo antes do período menstrual. 

Por isso, procure agendar para entre o 5º e 10º dia após o início da menstruação, para evitar a sensibilidade maior do corpo durante o período pré-menstrual.

Preciso me preparar para a mamografia?

Antes da realização do exame é recomendado que a mulher lave bem as axilas e não use produtos como desodorante e talco na região, para não afetar a captura da imagem.

Para facilitar a exposição do seio na hora do exame, outra recomendação é que a mulher vá vestida com duas peças (ex: uma blusa e uma calça) e não uma peça única (ex: macacão).

Quem deve fazer o exame?

Todas as mulheres com mais de 50 anos de idade devem realizar a mamografia periodicamente. Porém, essa idade pode variar conforme a situação. Mulheres com casos de câncer de mama na família, por exemplo, a recomendação é que seja feito anualmente a partir dos 35 anos.

Qual a diferença entre mamografia e ultrassom da mama?

Ambos são exames da mama e podemos dizer que agem como complemento para um diagnóstico ou acompanhamento preventivo. 

O ultrassom da mama é um exame de imagem que permite detectar lesões presentes nas mamas, especialmente nas mamas mais jovens e densas. Com ele é possível visualizar nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário e outras alterações.  

Já a mamografia é um tipo específico de radiografia que possibilita a identificação precoce de alterações nas mamas como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos. Geralmente, é feito em mulheres com mais de 50 anos ou que precisem investigar algum sintoma.

Onde fazer a mamografia?

Na clínica Saúde Sempre é possível encontrar atendimento especializado e uma estrutura completa para realização de consulta e exames periódicos, como: a mamografia e o ultrassom da mama.

Fale agora com a nossa equipe de atendimento e agende seus exames.