Entender a mente humana e as suas complexidades é um grande desafio. A neuropsicologia e a psicologia são duas áreas de estudo que tem como objetivo entender o funcionamento da mente e do comportamento, porém cada uma com um foco e uma abordagem específica. 

Neuropsicologia, psicologia e suas distinções essenciais

A neuropsicologia está voltada para a compreensão das relações entre o cérebro e o comportamento humano. Ela investiga como lesões cerebrais, disfunções neurológicas e transtornos do sistema nervoso afetam a cognição, a memória, a linguagem, a percepção e o comportamento das pessoas. 

Os especialistas, chamados de neuropsicólogos, utilizam testes cognitivos e avaliações neurológicas para conseguir identificar padrões de funcionamento cerebral e diagnosticar alterações decorrentes de lesões ou doenças neurológicas.

Já a psicologia, aborda questões mais emocionais, cognitivas e comportamentais, explorando a forma como as pessoas pensam, sentem e se comportam em diferentes situações. Ela se baseia em diversas teorias e abordagens terapêuticas, como a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a psicologia humanista, dentre outras.

O diagnóstico de cada especialidade 

Tanto a neuropsicologia quanto a psicologia abordam uma ampla gama de condições e transtornos, porém para cada uma, há uma abordagem técnica específica de avaliação e de tratamento.

Neuropsicologia

Os neuropsicólogos avaliam e diagnosticam as alterações nas funções cognitivas (como memória, atenção, linguagem, percepção, raciocínio) e comportamentais que podem ocorrer devido a lesões cerebrais, doenças neurológicas, transtornos psiquiátricos ou outros distúrbios que podem afetar o nosso sistema nervoso central.

A abordagem da neuropsicologia é colaborativa e multidisciplinar, portanto muitas vezes envolve o auxílio de outros profissionais como neurologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde. Veja alguns dos diagnósticos e avaliações que podem ser realizados pela neuropsicologia:

Avaliação neuropsicológica: são realizados testes e avaliações específicas para medir as funções cognitivas, identificando déficits e áreas de funcionamento normal. É uma avaliação especialmente útil após lesões cerebrais traumáticas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) ou outras condições neurológicas.

Dificuldades de aprendizagem: através de avaliações neuropsicológicas é possível avaliar em crianças, jovens e adultos as várias funções cognitivas, realizando o diagnóstico correto e com as intervenções necessárias para que o paciente tenha melhora no seu desenvolvimento e qualidade de vida

Problemas de memória: com avaliações detalhadas, os neuropsicólogos conseguem avaliar os aspectos da memória que estão comprometidos, desenvolvendo assim estratégias de reabilitação incluindo exercícios específicos, treinamentos cognitivos e técnicas de compensação. 

Psicologia 

Os psicólogos ajudam a compreender os problemas emocionais, comportamentais e mentais de cada paciente. Aqui estão algumas das áreas nas quais os psicólogos podem realizar avaliações e diagnósticos:

Avaliação e diagnóstico de transtornos mentais: os psicólogos podem avaliar e diagnosticar transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtornos de personalidade, transtornos alimentares e muitos outros. 

Avaliação de habilidades e inteligência: através de testes, os psicólogos conseguem medir as suas habilidades cognitivas, como inteligência, memória, raciocínio lógico e outras funções mentais.

Avaliação de crianças e adolescentes: realizando uma avaliação do desenvolvimento emocional, social e cognitivo, o psicólogo consegue identificar possíveis problemas de aprendizado, transtornos do desenvolvimento ou dificuldades de adaptação.

Avaliação de relações e terapia de casais: através de avaliações de relacionamentos, os psicólogos podem ajudar casais a resolver seus conflitos e melhorar a comunicação e a relação entre eles.

Avaliação de transtornos de aprendizado: que podem auxiliar na identificação de transtornos de aprendizagem, como dislexia, por exemplo, recomendando estratégias de aprendizado que são adequadas de acordo com a idade do paciente. 

Quando procurar ajuda de um profissional?

Saber o momento de buscar ajuda de um profissional de ambas as especialidades é crucial para garantir não só a sua saúde mental como a sua qualidade de vida. Confira alguns sinais que podem indicar a necessidade de procurar auxílio.

 

Você deve procurar ajuda de um neuropsicólogo quando:

  1. Perceber alterações cognitivas acompanhadas de falta de memória, atenção, linguagem ou raciocínio após algum evento traumático ou médico;
  2. Em casos de lesões cerebrais traumáticas ou cirúrgicas, para realizar uma avaliação neuropsicológica e monitorar possíveis impactos;
  3. Quando perceber mudanças graduais e persistentes na função cognitiva, como problemas de memória ou dificuldades de concentração;
  4. Caso tenha tido diagnóstico médico de doenças como Alzheimer, esclerose múltipla ou AVC.

 

Você deve procurar ajuda de um psicólogo quando: 

  1. Perceber mudanças drásticas de humor, ou ter sentimentos persistentes de tristeza, apatia, raiva intensa ou desesperança;
  2. Em casos de ansiedade excessiva, preocupações constantes e debilitantes, ataques de pânico ou medos irracionais;
  3. Estiver com problemas persistentes nos seus relacionamentos interpessoais, familiares ou amorosos;
  4. Apresentar comportamentos destrutivos incluindo autolesão, abuso de substâncias ou comportamentos compulsivos.

 

Tanto a neuropsicologia quanto a psicologia utilizam testes, questionários, entrevistas e observações clínicas que são cruciais para compreender e tratar as complexidades da mente humana. Buscar ajuda de forma adequada ajuda o paciente a ter uma vida mais saudável e equilibrada.

A Saúde Sempre é uma clínica popular que conta com estrutura completa para você realizar as suas consultas. Além do atendimento humanizado em todas as etapas do atendimento, você também garante preços acessíveis para cuidar da sua saúde. Faça agora mesmo o seu agendamento!