A urologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar problemas ou doenças do sistema urinário de homens e mulheres, e do sistema reprodutor do sexo masculino.
Profissionais da área médica que possuem especialização neste segmento são chamados: urologistas.
Quando devo procurar um urologista?
Ao contrário do que muitos pensam popularmente, urologistas não tratam apenas homens. Afinal, são especialistas recomendados para tratar qualquer problema no trato urinário de seres humanos.
Então, independente do gênero sempre procure um(a) urologista ao sentir sintomas nos seguintes locais:
- Rins
- Ureteres
- Bexiga
- Uretra
- Sistema reprodutor masculino
A prevenção também é importante
Mesmo na ausência de sintomas, os homens devem se consultar periodicamente, a partir dos 50 anos, a menos que exista algum caso de câncer de próstata na família e/ou for da raça negra, nesse caso a consulta é recomendada a partir dos 45 anos.
Assim como as mulheres são aconselhadas a procurar no mínimo uma vez ao ano um(a) ginecologista para a realização do Exame Preventivo, Papanicolau, homens também devem cada vez mais assumir esse compromisso próprio de procurar um(a) urologista periodicamente.
Afinal, ambas as consultas periódicas, possuem o mesmo objetivo: a prevenção e cuidado.
Atualmente, já existe o incentivo e recomendação que homens jovens, procurem consultas com o(a) urologista, a partir dos 18 anos. Essas consultas são indicadas para que haja uma instrução melhor em relação a doenças venéreas e a higienização do órgão sexual masculino, uma vez que no Brasil, acontecem pelo menos mil casos de amputação do pênis por ano.
Segundo a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia – a falta de limpeza adequada do órgão genital masculino é uma das grandes causas do aumento nos casos de Câncer no pênis.
Homens transexuais que já realizaram a redesignação sexual, também correm riscos, e por isso, precisam se atentar a higienização também.
Quais doenças são tratadas pelo(a) urologista?
Urologistas cuidam de uma lista extensa de doenças que envolvem sintomas no sistema urinário e reprodutivo masculino. Entre os problemas que podem atingir tanto homens quanto mulheres, em todas as idades, estão:
- Inflamações;
- Infecções urinárias – Ex: cistite e a pielonefrite;
- Tumores benignos ou malignos (câncer);
- Cálculo renal – popularmente conhecido como pedras no rim;
- Incontinência ou obstrução do fluxo urinário.
Para os homens, relacionado ao sistema reprodutivo, o urologista identifica e trata:
- Fimose;
- Infertilidade;
- Impotência sexual;
- Ejaculação precoce;
- Curvatura peniana;
- Câncer que acomete o sistema reprodutor masculino.
- ISTs;
- Realiza vasectomia.
Além dos exemplos acima, existe também a queda hormonal do homem, que pode ser uma realidade na vida de vários, que não notam por falta de acompanhamento frequente.
Os sintomas são:
- Cansaço;
- Apatia;
- Diminuição da força muscular;
- Aumento da gordura visceral;
- Distúrbios sexuais;
- Queda da libido;
- Impotência sexual ou disfunção erétil.
Quais os sinais de alerta do corpo para procurar um urologista?
A maioria das pessoas não sabem qual especialidade médica procurar em cada situação. Aqui vamos mostrar alguns sintomas, que são sinais de alerta para você procurar um médico(a) urologista.
Dor abdominal
As dores abdominais não costumam ser normais e podem ser derivadas de doenças urológicas. Por exemplo: cálculos renais, tumores benignos e malignos, infecções urinárias etc.
Dor lombar
As dores na lombar possuem diversos agentes causadores até do próprio cotidiano. Sendo assim, podem sinalizar problemas, desde um pequeno desarranjo muscular, a uma infecção urinária, estenose de JUP, cálculos reais, até tumores.
Por isso, é preciso sempre prestar atenção em sintomas anormais ou contínuos sem causa aparente. Nos homens, por exemplo, isso pode significar problemas urológicos.
Dor no pênis
A dor no órgão genital não é comum, algo que normalmente sinaliza um certo desconforto e dificuldade para urinar ou demais relações.
Dores no pênis ou canal urinário podem ser sintomas de infecções. Porém, se frequentes durante a ereção, podem apontar para um diagnóstico de priapismo.
Dor nos testículos e epidídimo
As dores na região costumam ter os mais diversos motivos, como “choque” de pequena relevância, inflamações ou torções. Elas ainda podem ser ocasionadas por enfermidades que não estão diretamente relacionadas com a bolsa escrotal, por exemplo no caso de pedras nos rins ou ínguas.
Toda dor nos testículos deve ser investigada, para prevenir situações onde os danos podem ser irreversíveis e de caráter emergencial.
Este diagnóstico precoce pode auxiliar no tratamento de patologias como varicocele, inflamações, tumores, hidroceles, torções do testículo, epididimite entre outros problemas comuns.
Sintomas urinários
Podem ser indicados através de dor ao urinar, diminuição do fluxo da urina, gotejamento, incontinência e intermitência urinária, sangue na urina, e aumento do número de vezes que é preciso ir ao banheiro à noite.
Estes sintomas e desarranjos podem estar relacionados a doenças associadas a infecções, tumores e demais enfermidades ligadas ao sistema urinário.
Sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos
Esses incluem impotência, ejaculação precoce, ausência de orgasmo, dores durante as relações sexuais, perda de libido, sangue no esperma, corrimentos e verrugas penianas, os quais indicam infecções e problemas no sistema reprodutor.
É preciso procurar um urologista o quanto antes, assim que você observar qualquer um dos sintomas citados acima. Porque, só assim será possível evitar agravações no caso e complicações na sua saúde.
Como vencer a vergonha de ir ao urologista?
O primeiro passo é entender que a vergonha ou medo de ir ao médico(a), é algo comum, mas são sentimentos que não podem afetar o acompanhamento da sua saúde.
Eles precisam ser vencidos para que não mascarem problemas, doenças, ou uma descoberta precoce que poderia evitar uma situação mais grave.
É como diz a velha famosa frase: Saúde em primeiro lugar!
Parceiros e parceiras também podem ser excelentes aliados nesse processo:
- Oferecendo companhia até a sala de consulta;
- Auxiliando na procura de um médico ou médica, em que a pessoa sinta-se mais confortável;
- Buscando informações para tranquilizar alguma ideia distorcida sobre a consulta;
Já se você é a pessoa que sente vergonha ou medo, procure conversar com o médico(a) na consulta. Assim, você abre espaço para entender melhor a situação e afastar qualquer preconceito.
Pais e mães podem trabalhar a educação e a normalização das consultas com médicos desde cedo para que seus filhos e filhas entendam a importância do cuidado com a saúde desde jovem.
Qual o valor da consulta?
A Saúde Sempre é uma clínica popular, com estrutura completa, para você realizar todas as suas consultas e exames em um só lugar. Além do atendimento humanizado em todas as etapas do atendimento, você também garante preços acessíveis para cuidar da sua saúde.
Em nossa unidade, você paga apenas R$110,00 para se consultar com um de nossos urologistas. Não negligencie a sua saúde! Faça o seu agendamento pelo Whatsapp.