Os hormônios são substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, e qualquer alteração que ocorra pode levar a manifestações que precisam ser investigadas por um profissional especializado.

Queda de cabelo, alteração no ciclo menstrual, oscilações bruscas de peso, alterações ósseas, diminuição da libido ou da disposição, são alguns indícios de que algo não está funcionando bem com seus hormônios.

E o melhor a se fazer, sempre, é buscar ajuda de profissionais especializados para uma avaliação completa e cuidadosa da sua saúde, só assim é possível entender as causas e consequentemente buscar o tratamento mais adequado. 

O que é a endocrinologia?

A endocrinologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo do sistema endócrino. Esse sistema é responsável por regular as funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. 

Os hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas controlam uma série de funções que são vitais para o nosso corpo, como o metabolismo, a reprodução, o crescimento e desenvolvimento, a resposta ao estresse e a regulação do sono e do humor.

Por isso, os problemas endócrinos podem afetar a nossa saúde de diversas formas, como o ganho ou perda de peso, problemas de tireoide, puberdade precoce ou tardia, diabetes, osteoporose, problemas de fertilidade, dentre outros.

O médico responsável por tratar, prevenir e acompanhar as doenças relacionadas a esse sistema, que pode afetar pacientes desde a infância até a terceira idade, é o endocrinologista.

Quais as principais doenças tratadas por um endocrinologista?

Os problemas endócrinos estão relacionados a uma disfunção das glândulas endócrinas ou em algum dos hormônios que são produzidos por elas, e que podem afetar a nossa saúde de diversas formas. Confira a seguir, as principais doenças que podem ser tratadas por um endocrinologista.

Diabetes

Essa é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo produz e utiliza a insulina, hormônio responsável por controlar a glicemia no sangue. O diabetes pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias, problemas renais e retinopatias. 

O endocrinologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar o diabetes, especialmente o tipo 2. Esse tratamento envolvendo mudanças no estilo de vida do paciente e o uso de medicamentos para controlar o açúcar no sangue também pode ser realizado em conjunto com outros profissionais da saúde.

Hipotireoidismo

É uma condição em que a tireoide não consegue produzir hormônios suficientes para o corpo, e isso pode causar sintomas como cansaço, desânimo, ganho de peso, pele seca, queda de cabelo, dentre vários outros. 

Geralmente o tratamento envolve a reposição hormonal por meio de medicamentos, e o endocrinologista é o especialista responsável por investigar e tratar o paciente, de forma personalizada, garantindo que ele tenha mais qualidade de vida e o controle adequado da doença e seus sintomas. 

Hipertireoidismo

Ao contrário do hipotireoidismo, o hipertireoidismo é uma condição em que a tireoide produz hormônios em excesso, causando perda de peso, aceleração dos batimentos cardíacos, ansiedade, irritabilidade, dentre outros sintomas. 

O hipertireoidismo pode ser causado por diversas condições, e o endocrinologista é o médico responsável por orientar o paciente sobre o melhor tratamento levando em consideração o seu histórico de vida e de saúde. 

Obesidade

O endocrinologista desempenha um papel importantíssimo no tratamento da obesidade, pois é uma doença que geralmente está relacionada a desequilíbrios hormonais. Além disso, o excesso de peso pode ajudar no desenvolvimento de outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, que também são tratadas pelo endocrinologista.

Puberdade precoce ou tardia

A puberdade precoce ou tardia consiste em mudanças físicas e hormonais que ocorrem antes ou depois do esperado. Em ambos os casos, o tratamento deve ser individualizado e adaptado às necessidades de cada paciente, e o endocrinologista é o profissional mais capacitado para avaliar quais problemas hormonais podem estar influenciando no desenvolvimento do seu corpo. 

Quando procurar um endocrinologista?

Como podemos ver, os problemas hormonais podem afetar a saúde e o bem-estar de diversas formas, desde o desenvolvimento até o metabolismo, a reprodução e a regulação do humor. Por isso, é importante estar atento aos sinais de desequilíbrio hormonal e procurar um endocrinologista sempre que necessário.

Além disso, as pessoas que já têm algum problema hormonal diagnosticado devem manter o acompanhamento com um endocrinologista para garantir que o tratamento seja realizado de forma eficaz evitando eventuais complicações.

É recomendado que adultos realizem um check-up hormonal a partir dos 35 anos de idade, mesmo que não apresentem qualquer um dos sintomas que citamos nesse artigo, como forma de prevenir e diagnosticar precocemente problemas hormonais.

A Saúde Sempre é uma clínica popular que conta com estrutura completa para você realizar a sua consulta e os seus exames com um endocrinologista, tudo em um só lugar. Além do atendimento humanizado em todas as etapas, você também garante preços acessíveis para cuidar da sua saúde e de seus familiares. Faça agora mesmo o seu agendamento