Ir ao oftalmologista regularmente é essencial para manter a saúde dos olhos e prevenir problemas visuais. Exames oftalmológicos permitem detectar doenças oculares em estágios iniciais, evitando complicações e aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.

Principais exames solicitados pelo oftalmologista

Durante a consulta com um oftalmologista são realizados diversos exames, dentre os principais estão o teste de sobrecarga hídrica, o mapeamento de retina e o teste de Ihsihara.

Teste de sobrecarga hídrica

O teste de sobrecarga hídrica é um exame realizado por um oftalmologista, e consiste em medir a pressão dentro do olho, após a administração de uma quantidade controlada de líquido.

O exame permite que o médico avalie a capacidade do olho em lidar com a sobrecarga hídrica, identificando possíveis problemas oftalmológicos antes que eles causem danos irreversíveis.

A partir do resultado do teste de sobrecarga hídrica, o oftalmologista consegue detectar doenças como o glaucoma, dentre outras que podem levar à perda de visão se não forem tratadas de forma adequada.

Mapeamento de retina

Já o mapeamento de retina, também conhecido como exame do fundo do olho ou fundoscopia, é um procedimento que permite ao oftalmologista examinar detalhadamente a retina, camada de tecido sensível à luz que reveste a parte interna do olho.

Durante o exame, o médico utiliza um aparelho chamado oftalmoscópio para iluminar e observar a retina, identificando possíveis alterações ou lesões. O exame é muito importante para o diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças oculares, como a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e descolamento de retina.

O procedimento é rápido e indolor, mas o médico poderá solicitar a dilatação da pupila. Com a dilatação da pupila, a visão fica embaçada por algumas horas, por isso, é recomendado levar um acompanhante durante a consulta.

Teste de Ishihara

O teste de Ishihara é um exame utilizado para detectar doenças que causam confusão na distinção de cores, como o daltonismo, por exemplo. Além de, avaliar a integridade da visão central, responsável pela percepção de detalhes e também das cores.

É importante realizar o teste de Ishihara periodicamente para garantir a integridade da sua visão, e prevenir problemas graves que possam afetar a sua capacidade de enxergar cores.

Independente da idade ou da presença de sintomas, cuidar da saúde dos olhos é fundamental para preservar a sua qualidade de vida e prevenir a perda da visão. Muitas doenças oculares podem ser assintomáticas nos estágios iniciais, por isso recomendamos procurar regularmente um oftalmologista.

Na Saúde Sempre você encontra esses e outros exames oftalmológicos por preços acessíveis. Agende a sua consulta!